Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Terra/Marcelo Pereira

Miniatura de bandeiraEdinanci Silva

Esporte: Judô

Modalidade(s):

(-78kg) - Feminino

Data de nascimento: 23/08/76

Altura: 175cm

Peso: 75.0Kg

Única mulher no judô brasileiro a participar de três Jogos Olímpicos, Edinanci Silva vai para sua quarta tentativa de medalha em Pequim.

Edinanci começou o judô aos 15 anos, o que muitos consideram tarde. Vestir o quimono não estava nos planos, foi recomendação médica para tratar de uma labirintite. Aos 17 anos, ela partiu de sua terra natal, a Paraíba, para treinar em São Paulo.

Primeiro se alojou em Guarulhos, depois passou a integrar o time do São Caetano, clube que defende há dez anos.

Ciclo olímpico

Atlanta 1996 foi sua primeira Olimpíada, mas parou no quinto lugar. No ano seguinte, Edinanci foi recompensada com seu primeiro bronze no Mundial de Paris.

Em Sidney 2000, a atleta alcançou o sétimo lugar após sofrer uma contusão na competição. A lesão fez com que, no ano seguinte, a judoca passasse por uma cirurgia e permanecesse algum tempo sem competir.

No Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, ela levou a medalha de ouro e, pela segunda vez, garantiu a medalha de bronze na etapa de Osaka do Circuito Mundial.

Edinanci teve a melhor chance de ser condecorada com uma medalha na Olimpíada de Atenas 2004. Ela ficou a duas lutas de pegar, pelo menos, o bronze.

Despedida

Esta deve ser a última chance para Edinanci subir ao pódio em Jogos Olímpicos. Contudo, ainda pretende chegar ao Pan de Guadalajara em 2011, mas riscou o Mundial de Londres 2012 da lista.

Para garantir seu último tiro, a judoca de 31 anos teve de passar nas seletivas. Como parte da busca por uma vaga na equipe nacional, ela sagrou-se campeã no Mundial de Judô de Hamburgo, na Alemanha, em 2007.

Também em 2007, a atleta se tornou a única bicampeã da modalidade em Jogos do Pan depois de morder o ouro no Rio de Janeiro. A conquista carimbou seu passaporte para Pequim.