Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Terra/Marcelo Pereira

Miniatura de bandeiraMayra Silva Aguiar

Esporte: Judô

Modalidade(s):

(-70kg) - Feminino

Data de nascimento: 03/08/91

Altura: 175cm

Peso: 70.0Kg

Mayra Aguiar é a judoca mais nova da Seleção Brasileira. Com apenas 16 anos, a atleta natural de Porto Alegre (RS) leva na bagagem a medalha de ouro que conquistou na Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, em fevereiro de 2008.

A etapa européia fazia parte do classificatório para Pequim 2008. A gaúcha, que disputa a categoria peso-médio (até 70kg), obteve melhor desempenho que a reserva Maria Portela na passagem pelo Velho Continente.

Também subiu ao degrau mais alto do pódio em Belo Horizonte (MG), pela etapa brasileira do Circuito Mundial, válida pela seletiva nacional para a Olimpíada.

Cheia de energia

Na infância, Mayra se dividia entre as aulas de natação, ginástica olímpica e balé, atividades mais femininas. Mas foi no tatame que a criança agitada criou raízes.

Matriculá-la em uma luta era a estratégia dos pais para fazer a menina gastar energia. Atualmente, a mais jovem da delegação é a que precisa de mais atenção da comissão técnica.

Segundo a treinadora Rosicléia Campos, a disciplina que mostra nos treinos e a concentração durante as provas desaparecem fora dos tatames.

Preparação

Há cinco anos, a atleta passou a treinar na Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre) ao lado dos melhores judocas do País, como João Derly e Tiago Camilo.

Em 2006, passou a colecionar títulos na modalidade: foi ouro no Campeonato Brasileiro Sênior e bronze no Mundial Júnior.

Logo no ano seguinte, a jovem judoca começou a acumular pontos no ranking classificatório para Pequim ao levar a prata no Campeonato Pan-Americano do Canadá, preparatório para o Pan do Rio de Janeiro 2007, em que repetiu a prata.



Hora Evento
13 de agosto de 2008
13/08/2008