Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

AFP

Miniatura de bandeiraRonaldinho Gaúcho

Esporte: Futebol

Data de nascimento: 21/03/80

Altura: 178cm

Peso: 71.0Kg

Aos 28 anos, Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho, joga sua segunda Olimpíada no momento mais delicado de sua carreira. No início de 2008, o atleta passou um período longe dos treinamentos no Barcelona por causa de uma lesão. Mesmo quando retornou, permaneceu na reserva do time espanhol.

Apesar de ter feito sua pior temporada desde que se transferiu para a Europa, Ronaldinho recentemente foi contratado pelo Milan. O clube italiano pagou cerca de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 61 milhões) para contar com o jogador campeão do mundo pela Seleção Brasileira.

Convocado pelo técnico Dunga como um dos atletas acima de 23 anos, o meia-atacante pode aproveitar os Jogos Olímpicos de Pequim para reencontrar seu bom futebol, o mesmo que mostrou pela Seleção na conquista do pentacampeonato brasileiro na Copa do Mundo de 2002 e a Copa das Confederações em 2005.

Raízes sulistas

Ronaldo nasceu em Porto Alegre (RS) e, aos sete anos, saiu dos campos de terra da periferia da capital gaúcha para jogar nas categorias de base do Grêmio. Em 1997, Ronaldinho ganhou o Mundial sub-17, foi artilheiro e eleito o melhor jogador da competição. No ano seguinte, antes de completar 18 anos, fez sua estréia na equipe principal do clube.

Em 1999, Ronaldinho ganhou fama internacional. Na final do Estadual, já havia marcado o gol que deu o título gaúcho ao Grêmio, além de aplicar dribles desconcertantes em Dunga, que atuava pelo Internacional.

Mas a consagração veio na estréia do Brasil na Copa América contra a Venezuela, quando marcou um gol memorável – depois de dar um chapéu no zagueiro, ele arrematou no canto do goleiro sem deixar a bola cair.

De olho na Europa

Em ascensão na carreira, o jogador desejava uma transferência para um clube europeu. Roberto Assis, ex-jogador de futebol, irmão e empresário de Ronaldo, também pressionava o Grêmio para que o negociasse.

O clube gaúcho insistia em tentar manter o meia-atacante, que aguardou o término do contrato para sair de Porto Alegre com destino a Paris. A atitude causou polêmica e foi parar na Fifa.

Ronaldinho estreou no Paris Saint-Germain em agosto de 2001. Depois de duas temporadas, o brasileiro foi vendido para o Barcelona por mais de 21 milhões de euros.

Pelo clube espanhol, o meia-atacante conquistou por duas vezes consecutivas o prêmio de melhor jogador do mundo, foi bicampeão espanhol e ganhou a Copa dos Campeões em 2006.