Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Terra/Marcelo Pereira

Miniatura de bandeiraPoliana Okimoto

Esporte: Natação

Modalidade(s):

Maratona 10 km - Feminino

Data de nascimento: 08/03/83

Altura: 164cm

Peso: 61.0Kg

O Brasil tem chance de subir ao pódio na estréia da maratona aquática (10km) no programa olímpico com a paulista Poliana Okimoto, 24 anos. A representante da modalidade conquistou a vaga para Pequim com um sexto lugar no Campeonato Mundial de Sevilha, em maio de 2008.

Ao desembarcar da Espanha em solo brasileiro uma semana após o Mundial, a descendente de japoneses teve mais um desafio: disputar a última seletiva da natação, o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Esgotada após nadar 10km na Europa, não teve fôlego para fazer os 800m livre abaixo do índice olímpico.

Casada com seu treinador, Juliana vive em Santos e defende o Pinheiros, clube de São Paulo.

Nadadora franzina

Apesar do biótipo destoar do das outras competidoras, a atleta de 1,65m e 48kg tem conquistado bons resultados nas longas distâncias.

No Pan-Americano do Rio de Janeiro 2007, ela ganhou a primeira medalha do País nos Jogos, a de prata, ao terminar logo atrás da norte-americana Chloe Sutton, que tinha apenas 15 anos.

Em Pequim, ela espera ter as condições do percurso a seu favor. A raia montada, sem marola, e o verão chinês, o que esquenta a água, podem facilitar a vida da brasileira diante das adversárias mais fortes fisicamente, e também da jovem revelação dos Estados Unidos, que completou 16 anos em março.

Ela também espera não sofrer o mesmo contratempo que teve no Pan do Rio. Poliana deveria competir os 800m livre, mas nem chegou a cair na piscina, pois engoliu a água poluída do mar de Copacabana, local da maratona aquática, e passou mal.



Hora Evento
19 de agosto de 2008
19/08/2008


Legenda dos ícones para medalhas de ouro, prata e bronze, recordes mundiais e olímpicos, qualificações em provas e mais informações.
Maratona 10 km - Feminino | Final
Classificação Data Hora* Modalidade Fase Resultado
19/08/2008 22h00 Maratona 10 km - Feminino Final 1h59:37.4