Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Getty Images

Miniatura de bandeiraLuciano Corrêa

Esporte: Judô

Modalidade(s):

(-100kg) - Masculino

Data de nascimento: 25/11/82

Apesar de ser a estréia de Luciano Corrêa em uma Olimpíada, o judoca é a grande expectativa de medalha em Pequim na categoria meio-pesado (até100kg).

No caminho para a China, ganhou a medalha de ouro no Mundial do Rio de Janeiro de 2007 ao bater o americano Peter Cousins em uma luta de tirar o fôlego.

Restando 35 segundos, o brasileiro perdia, mas conseguiu empatar a disputa para vencer por ippon no tempo-extra.

No Mundial de Belo Horizonte daquele mesmo ano, ele já havia conquistado a medalha de ouro ao vencer seu reserva na seleção, Leonardo Leite. E, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, havia levado o bronze.

Brasiliense radicado em Minas

Quando criança, o pai de Luciano o levava para assistir competições de judô em Brasília. Isso fez com que, aos quatro anos, ele também começasse a praticar o esporte.

Aos 16 anos, mudou-se para Belo Horizonte, em Minas Gerais. Lá, treinava no Minas Tênis Clube. Em 2001, ainda no clube belo-horizontino, o atleta participou da seletiva para entrar na Seleção Brasileira Sênior.

De reserva a titular

Na Seleção, Luciano foi reserva no Pan-Americano de Santo Domingo 2003 e na Olimpíada de Atenas 2004. No ano seguinte, ele conseguiria o posto de titular na equipe.

Sua vaga na elite do judô foi cimentada pelas conquistas que obteve. Em 2005, ele foi bronze no Mundial do Cairo, no Egito, mas conseguiu a medalha de ouro dois anos depois.

O estreante sabe da responsabilidade que carrega ao defender o judô brasileiro em uma Olimpíada. A modalidade é sinônimo de pódio para o País desde 1984, mas o último a ser condecorado com o ouro foi Rogério Sampaio, em Barcelona 1992.