Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Divulgação: Ismar Ingber/COB

Miniatura de bandeiraJoão Derly

Esporte: Judô

Modalidade(s):

(-66kg) - Masculino

Data de nascimento: 02/06/81

Altura: 162cm

Peso: 66.0Kg

O judoca bicampeão mundial e destaque do judô brasileiro na categoria meio-leve (até 66kg) começou a praticar o esporte por recomendação médica. Com sete anos, ele tinha asma e, entre fazer natação ou judô, preferiu o segundo.

O atleta gaúcho começou no esporte como brincadeira, mas depois de participar de sua primeira competição sênior no exterior e vencer, com apenas 17 anos, percebeu que tinha chances de ser um campeão. E a carreira do judoca mostra que ele não estava errado.

Em 2002, o brasileiro ficou suspenso por seis meses devido ao resultado positivo de um exame antidoping. Ele havia utilizado um diurético antes das competições para perder peso rapidamente, já que tinha problemas para se manter no limite da categoria ligeiro.

No ano seguinte, participou do Pan-Americano de Santo Domingo, mas não trouxe medalha para o Brasil. Depois de muitos problemas com a balança para se manter nos 60kg, Derly mudou da categoria ligeiro para a meio-leve.

Apesar de não ter participado da Olimpíada de Atenas 2004, o judoca ganhou no ano seguinte o título que nenhum outro judoca brasileiro havia conseguido. O atleta foi campeão mundial, e ainda repetiu a conquista em 2007.

Também em 2007, o atleta levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Com os títulos de bicampeão mundial e ouro no Pan, João Derly vai à sua primeira Olimpíada, em Pequim, com grandes chances de medalha para o Brasil.