Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Getty images

Miniatura de bandeiraÁlvaro Affonso de Miranda Neto

Esporte: Hipismo - Saltos

Data de nascimento: 05/02/73

Altura: 187cm

Peso: 80.0Kg

O cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, mais conhecido como Doda, começou cedo no esporte. Com apenas nove anos, ele iniciou as aulas em uma escola de hipismo em São Paulo.

Em 1995, o atleta se mudou para a Bélgica, onde treinaria ao lado de Nelson e Rodrigo Pessoa. Seu objetivo era a classificação para a Olimpíada de Atlanta.

Com treinos intensos, Doda e a equipe brasileira conseguiram a vaga e conquistaram o bronze em Atlanta 1996. O feito se repetiu em 2000, nos Jogos de Sidney, na Austrália.

Em 1997, Doda conquistou o segundo lugar na Copa do Mundo. Dois anos depois, no Pan-Americano de Winnipeg, a equipe brasileira ganhou a medalha de ouro.

Sua terceira Olimpíada foi em Atenas 2004, mas nestes Jogos o cavaleiro brasileiro não se deu bem. Após seu cavalo saltar um obstáculo fora da área delimitada, o atleta foi desclassificado.

Apesar de não participar dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, Doda permanece em 23º no ranking da Federação Eqüestre Internacional, a melhor posição entre os cavaleiros brasileiros.