Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Divulgação: Silvio Ávila/CBV

Miniatura de bandeiraDante Amaral

Esporte: Vôlei

Data de nascimento: 30/09/80

Altura: 200cm

Peso: 88.0Kg

O Brasil sofreu um duro golpe pouco tempo antes de estrear na Olimpíada de Pequim para defender o ouro conquistado nos Jogos de Atenas 2004. A Seleção Brasileira masculina de vôlei disputou o terceiro lugar da Liga Mundial 2008 de vôlei, disputada em julho, no Rio de Janeiro, mas perdeu para a Rússia.

Mesmo assim, Dante Guimarães Amaral levou o prêmio de consolação: foi escolhido o melhor atacante da competição. Eficiente nas bolas de fundo e nas pontas, é um dos homens de confiança do técnico Bernardinho para repetir a conquista de quatro anos atrás, na Grécia, em Pequim 2008.

Além da medalha de ouro olímpica na edição anterior dos Jogos, o ponteiro acumula mais de 15 títulos com a equipe nacional, como o bicampeonato mundial e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

Natural de Itumbiara (GO), Dante estreou na Seleção Brasileira aos 19 anos, em 1999, e já em 2000 foi disputar os Jogos Olímpicos de Sidney, quando a equipe de Radamés Lattari sucumbiu diante da Argentina nas quartas-de-final.

Com a chegada de Bernardinho à Seleção masculina de vôlei, em 2001, o jogo de Dante evoluiu ao aprender a dosar melhor sua força e aprimorar fundamentos como saque e defesa.

Titular absoluto da Seleção Brasileira nos últimos cinco anos, Dante vai aos Jogos de Pequim para tentar o bicampeonato olímpico e apagar a recente derrota em solo carioca.