Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Divulgação: Silvio Ávila/CBV

Miniatura de bandeiraGustavo Endres

Esporte: Vôlei

Data de nascimento: 23/08/79

Altura: 202cm

Peso: 98.0Kg

Gustavo Endres encerra um ciclo de 12 anos na Seleção Brasileira masculina de vôlei em 2008. Contudo, a despedida do meio-de-rede começou com um gosto amargo.

Em julho, restando poucos dias para a Olimpíada de Pequim, a Seleção ficou com o quarto lugar da Liga Mundial 2008, disputada no Rio de Janeiro, competição que iniciou a contagem regressiva para seu adeus.

Campeão olímpico em Atenas 2004, Gustavo quer mais do que o bicampeonato em Pequim. Quer recolocar a equipe brasileira em seu curso original de vitórias e sair com a sensação de dever cumprido.

Considerado um dos melhores bloqueadores do mundo, o gaúcho de Passo Fundo (RS) é expoente da chamada “Era de Diamante” do time nacional de vôlei, que conquistou todos os títulos possíveis nos últimos anos e dominou o cenário internacional.

A vida do atleta também foi marcada por um momento difícil. Gustavo chegou a pensar em parar de jogar devido a uma contratura nas costas que o tirou da Liga Mundial de 2003. Contudo, se recuperou a tempo de participar de novas conquistas.