Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

AP

Miniatura de bandeiraAndré Luiz Nascimento

Esporte: Vôlei

Data de nascimento: 04/03/79

Altura: 195cm

Peso: 88.0Kg

A Seleção Brasileira masculina de vôlei terá uma grande arma na hora de colocar a bola em jogo: o atacante André Luiz da Silva Nascimento, que conquistou o prêmio de melhor saque na Liga Mundial de 2006 graças a seu potente serviço com o braço esquerdo.

O jogador, aliás, não tardou em ser reconhecido com a camisa verde-amarela. Logo na estréia pela Seleção, em 2002, o oposto foi eleito o melhor atacante no Campeonato Mundial, que deu o ouro ao País.

A rápida ascensão gerou comparações com o ídolo da modalidade Marcelo Negrão, campeão olímpico em Barcelona 1992.

Após o primeiro título, porém, passou uma temporada na Grécia e se apresentou fora de forma à equipe do técnico Bernardinho em 2003. Anderson acabou ficando com seu lugar.

Disposto a voltar ainda na edição daquele ano da Liga, ele recuperou o condicionamento e entrou em quadra na final para participar da conquista do tricampeonato brasileiro.

Sua evolução lhe rendeu uma vaga na equipe que faturou a medalha de ouro em Atenas 2004.

O ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro 2007 veio na cauda das conquistas na Liga Mundial em 2004, 2005, 2006 e 2007, que deram o heptacampeonato à Seleção no torneio.

Mas em julho de 2008, Nascimento sofreu o abalo da perda da supremacia brasileira, no Rio de Janeiro. A Seleção foi derrotada pelos Estados Unidos na semifinal e deixou escapar, na seqüência, o bronze para a Rússia, prorrogando o octacampeonato para o ano que vem.