Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Divulgação: Alexandre Arruda/CBV

Miniatura de bandeiraJaqueline Carvalho

Esporte: Vôlei

Data de nascimento: 31/12/83

Altura: 184cm

Peso: 74.0Kg

Revelação do vôlei brasileiro, Jaqueline Maria Pereira de Carvalho chega a Pequim 2008 para sua primeira Olimpíada na carreira. A ponteira de apenas 24 anos surgiu nas quadras de sua terra natal, Recife (PE), e já é apontada como promessa do esporte nacional.

Jaqueline começou a despontar ainda cedo no Sport Clube de Recife (PE), e logo se transferiu para o paulista Osasco, onde foi campeã da Superliga nas temporadas de 2002/03 e 2003/04.

Em julho de 2008, a atleta estava no Japão com a equipe que trouxe o heptacampeonato para o Brasil, o terceiro Grand Prix de vôlei de Jaqueline. Pela Seleção Brasileira, a atacante já havia conquistado por duas vezes o Grand Prix de Vôlei, em 2005 e 2006.

Ela também conseguiu duas medalhas de prata, uma na Copa do Mundo de 2007 e outra, no Campeonato Mundial de vôlei, em 2006. Neste mesmo ano, a jogadora foi eleita a dona da melhor recepção do torneio.

Na ala médica

Mas nem tudo foi fácil na carreira de Jaqueline. Em 2002, quando a atleta ganhava projeção, sofreu um rompimento nos ligamentos do joelho esquerdo e precisou passar por duas cirurgias, comprometendo sua convocação para o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, e para a Olimpíada de Atenas 2004.

Jaqueline também teve complicações com a circulação sanguínea de sua mão, o que acabou deixando a jogadora fora do Campeonato Mundial de Vôlei de 2002.

A ponteira quase viu o pesadelo se repetir no começo de 2008. A poucos meses da Olimpíada de Pequim, a titular da Seleção agravou uma contusão no joelho direito durante as finais da Superliga Espanhola. A lesão já havia deixado a atleta encostada na Copa dos Campeões, em março.

Seu pior momento, porém, aconteceu em 2007, às vésperas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A atleta foi pega em um exame antidoping realizado nas finais do Campeonato Italiano, foi suspensa e ficou de fora dos Jogos sediados na cidade carioca.