AFP
Esporte: Futebol
Data de nascimento: 15/05/85
Altura: 171cm
Peso: 63.0Kg
Aos 23 anos, Cristiane é, ao lado de Marta, o símbolo de uma geração vitoriosa. Eleita a terceira melhor jogadora do mundo em 2007, ela anseia por uma grande conquista em sua carreira.
Depois da medalha de prata em Atenas, e do vice-campeonato mundial, em 2007, a atacante quer voltar à China para gravar o nome na história com a conquista do sonhado ouro olímpico.
Brincadeira que virou trabalho
Cristiane Rozeira de Souza Silva nasceu em Osasco e começou a brincar com a bola nos pés ainda criança. No começo da carreira, jogou no São Bernardo até ser transferida para o Juventus.
Mesmo muito jovem, a atleta já despontava na Seleção Brasileira. Com apenas 15 anos fez sua estréia na seleção sub-19, e aos 17 já participava de sua primeira Copa do Mundo.
Na estréia olímpica, em Atenas 2004, Cristiane foi a artilheira da competição com cinco gols. Mas o Brasil perdeu a final para os Estados Unidos e ficou com a prata.
Olheiro olímpico
Com o bom desempenho nos Jogos Olímpicos, a atacante foi contratada pelo Turbine Potsdam, da Alemanha. Mesmo com o título da temporada 2005/06, Cristiane teve muitos problemas de contusão e quase não jogou.
Na temporada seguinte, ela se transferiu para outro time alemão, o Wolfsburg, e marcou sete gols no campeonato nacional.
Em 2007, seu melhor ano, Cristiane ganhou o ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro e logo após a competição fechou contrato com o Linkopings, da Suécia.
Agora, ela tem a chance de confirmar o bom momento na carreira e coroar sua geração com a medalha de ouro em Pequim.