Aos 39 anos, o veterano Hugo Hoyama disputa sua quinta Olimpíada. A competição é especial para o recordista brasileiro de medalhas de ouro em Pan-Americanos. Primeiro, pode ser a última do atleta, e segundo porque o tênis de mesa na China é uma paixão nacional, assim como o futebol no Brasil.
Morador de São Bernardo do Campo (SP), Hoyama começou a praticar o esporte aos sete anos, no intervalo das aulas escolares. Depois passou a freqüentar o clube da cidade paulista, onde muitos atletas da Seleção Brasileira da modalidade treinavam.
Lá conheceu o técnico Maurício Kobayashi, que lhe ensinou os fundamentos do esporte. Depois de passar uma temporada no Japão, foi convocado aos 17 anos pelo treinador, que se tornara comandante do time nacional.
Hoyama é o brasileiro que mais ganhou medalhas de ouro em jogos Pan-Americanos, nove no total, marca conquistada no Rio de Janeiro, em 2007. Nas quatro Olimpíadas que disputou (1992, 1996, 2000 e 2004), o melhor resultado foi em Atlanta, com a nona colocação no individual.
Em Pequim, o canhoto representa o País somente nas duplas. No individual, os classificados foram Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro.