Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Terra/Marcelo Pereira

Miniatura de bandeiraChana Masson

Esporte: Handebol

Data de nascimento: 18/12/78

Altura: 183cm

Peso: 79.0Kg

De forma inusitada, Chana começou na posição de goleira no handebol. "Quando eu era criança era gordinha e ruim, por isso acabei sendo ‘jogada’ para o gol", lembra.

Sorte da jogadora, pois a posição lhe proporcionou a chance de ser um dos destaques da Seleção Brasileira de handebol nos últimos anos.

Em 1998, a jogadora estreava na Seleção adulta. Já no ano seguinte, a goleira obteve vitórias importantes: conquistou a Liga Nacional, a Copa Mercosul e o Sul-Americano de clubes, jogando pelo Ulbra.

Reconhecimento

Mas foi com o inédito ouro no Pan-Americano de Winnipeg e a participação no Mundial, ambos em 1999, que sua carreira começou a deslanchar. Depois do bom desempenho nas competições, a goleira foi convidada para jogar na Espanha, pela equipe do El Serrobus, de Valência. Com ela guardando as traves, o time foi campeão europeu em 2000.

Na Olimpíada de Sidney 2000, Chana integrou a Seleção Brasileira. Em Atenas 2004, sua segunda Olimpíada, foi titular e participou da campanha que terminou com o inédito sétimo lugar olímpico.

No Pan-Americano do Rio de Janeiro 2007, a jogadora conquistou o ouro com suas companheiras. A final, contra as cubanas, classificou a equipe para a Olimpíada de Pequim.

Com o resultado no Pan, a equipe brasileira de handebol segue para a China com esperanças de trazer a primeira medalha olímpica da modalidade feminina para o Brasil.