Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Miniatura de bandeiraAlexandre Pato

Esporte: Futebol

Data de nascimento: 02/09/89

Altura: 178cm

Peso: 71Kg

Local de nascimento: Pato Branco/PR

Clube: Milan

O atacante Alexandre Pato é a mais jovem estrela da Seleção. Ícone da nova geração do futebol brasileiro, ele foi fundamental na conquista do título Sul-Americano sub-20, competição que garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim. Agora, aos 18 anos, o atacante tem a oportunidade de confirmar que também pode brilhar em uma inédita conquista da medalha de ouro.

Alexandre Rodrigues da Silva nasceu em Pato Branco (PR). Destaque no futebol de salão em um clube de sua cidade, aos 11 anos, foi jogar nas categorias de base do Internacional-RS.

Com 16 anos, Pato já brilhava no Campeonato Brasileiro sub-20 ao encarar adversários até quatro anos mais velhos. O talentoso atacante foi artilheiro e campeão da competição.

Ascensão meteórica

No mesmo ano, o jogador fez sua estréia na equipe profissional, contra o Palmeiras, em pleno Estádio Palestra Itália.

O jovem atacante marcou um gol logo no primeiro minuto, fez o passe para mais dois, cabeceou uma bola na trave, deu dribles desconcertantes e comandou o Internacional na vitória por 4 a 1, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Ali nascia Alexandre Pato para o Brasil e para o mundo.

Para consolidar a rápida ascensão, sagrou-se Campeão Mundial de Clubes, quando o Internacional venceu o Barcelona na final, em dezembro de 2006, no Japão.

Em meados de 2007, Pato se transferiu para o Milan, da Itália, por cerca de US$ 20 milhões. Esta foi a terceira transação mais cara do futebol brasileiro.

Menor de idade

Curiosamente, o brasileiro não pôde jogar em competições oficiais pelo clube italiano até fazer 18 anos. A estréia aconteceu apenas em janeiro de 2008, e Pato marcou o último gol na vitória por 5 a 2 sobre o Nápoli.

Em março, o brasileiro fez sua estréia na Seleção principal contra a Suécia, em amistoso disputado em Londres (ING). Pato entrou no segundo tempo e fez o único gol da partida.

Agora, em Pequim, se Alexandre Pato conquistar o ouro, não só entra para a história como um feito inédito para a Seleção Brasileira, mas também como o jogador brasileiro mais jovem a conseguir tal conquista. Se fracassar, porém, Pato ainda terá idade olímpica para tentar mais uma vez em Londres 2012.



Fanzone

Envie seu apoio para Alexandre Pato
Enviar apoio