Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Terra/Marcelo Pereira

Miniatura de bandeiraTiago Camilo

Esporte: Judô

Modalidade(s):

(-81kg) - Masculino

Data de nascimento: 24/05/82

Altura: 179cm

Peso: 82.0Kg

Tiago Camilo foi o mais jovem judoca brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. Com apenas 18 anos, o atleta levou a prata na Olimpíada de Sidney 2000 na categoria leve (até 73kg) ao ser derrotado na final pelo italiano Giuseppe Maddaloni.

O judô sempre esteve na vida deste faixa-preta criado em Bastos (SP), cidade do interior com grande concentração de imigrantes e descendentes japoneses.

Ele começou o esporte aos cinco anos, depois de acompanhar seu irmão a um treino. No dia seguinte, lá estava o futuro medalhista com o quimono e a faixa branca, pronto para sua primeira aula.

Aos 14 anos, Tiago veio para a capital paulista, onde permaneceu até 2001. Atualmente o judoca treina na Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), junto com os companheiros de Seleção João Darly e Mayra Aguiar.

Sonho adiado

Em 2004, o sonho de repetir o feito de Sidney 2000 na Olimpíada de Atenas foi interrompido por outro brasileiro, Flávio Canto, que o eliminou nas provas classificatórias da categoria meio-médio (até 81kg).

Camilo recebeu uma punição por falta de combatividade e perdeu a luta que o levaria à Grécia.

No mesmo ano, ele teve de se contentar com a medalha de prata na etapa da Alemanha da Copa do Mundo de Judô.

O novo ouro veio no Pan-Americano do Rio de Janeiro 2007, concorrendo na categoria médio (até 90kg), e repetiu a dose, mas com menos peso, ao tornar-se campeão mundial dos meio-médios em plena cidade carioca, semanas após os Jogos.

Velho conhecido

Oito anos o separam de sua última participação nos Jogos Olímpicos. Para voltar ao posto de titular da equipe nacional em Pequim, Camilo começou a escalada no mesmo cenário em que foi vice-campeão quatro anos antes: o Mundial de Hamburgo.

Os caminhos de Camilo e Flávio Canto se cruzaram novamente na seletiva de judô. Quem fosse melhor nas etapas européias da Copa do Mundo ficaria com a vaga.

Canto não teve bom desempenho na etapa de Paris da Super Copa e na Copa do Mundo de Viena.

Já o judoca de Bastos ficou com a terceira colocação da categoria até 81kg ao bater o russo Ivan Nifontov na Alemanha. O brasileiro conseguiu um yuko e administrou o restante da luta para praticamente carimbar seu passaporte para a China.