Pequim
 
Brasil
 

Atletas

Descrição

Divulgação: Alexandre Arruda/CBV

Miniatura de bandeiraSérgio Santos

Esporte: Vôlei

Data de nascimento: 15/10/75

Altura: 184cm

Peso: 78.0Kg

Sérgio Dutra Santos chega a Pequim rotulado como um dos melhores líberos do mundo. Foi eleito o melhor de sua posição na Copa do Mundo de vôlei em 2007 e melhor defensor da última edição da Olimpíada, os Jogos de Atenas 2004, que lhe rendeu a medalha de ouro.

Para chegar até o patamar em que se encontra, o atleta teve que contar com muito esforço e um pouco de sorte. A começar pela forma como abriu caminho até as quadras.

Baixinho para o vôlei – mede 1,84m –, se beneficiou com a criação da função de líbero em 1998. Na época, o esporte estava distante, e trabalhava como mascate.

Serginho nasceu em Diamante do Norte (PR), e mudou-se para a capital paulista aos nove meses com seus pais lavradores. Em São Paulo, foi criado em Pirituba.

Antes de se tornar jogador de vôlei, o atleta trabalhou como empacotador de supermercado, office-boy e vendedor de produtos de limpeza em uma Kombi, tudo para ajudar a pagar as despesas da família.

No esporte, começou atuando no São Caetano, mas fez carreira no Banespa, clube com o qual foi vice-campeão da temporada 2001/02 da Superliga. A ascensão no circuito nacional o levou a vestir a camisa verde-amarela quando Bernardinho assumiu o comando técnico da modalidade masculina. Em seu ano de estréia com a Seleção, já foi campeão mundial em 2002.

No ano seguinte, deu início à supremacia brasileira na Liga Mundial, que viu o Brasil emendar cinco títulos, de 2003 a 2007. No meio do caminho ainda subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de 2006 e ganhou o tão disputado ouro olímpico.